Música e Cultura Digital

Mesas e Sessões

A Organização do Digitalia sugere a seguinte distribuição do tempo das apresentações: artigos científicos 15 minutos; demais modalidades 10 minutos; mesas a critério da coordenação; debates/perguntas de 20 a 30 minutos ao final de cada sessão/mesa.
ICBA | 14 às 15h30

Sala 1 | Sessão 1 – Transversalidades / Direitos Autorais, Música e Cultura Digital

Coord.: Daniel S. L. Souza (Daniel Mã)

  • 365 Dias: relato de Experiência sobre um projeto fotográfico – Anabel Mascarenhas (Relato de experiência)
  • Música de Graça [podcast] – Dani Gurgel (Comunicação livre)
  • Confraria da Rixa – Daniel Mã (Relato de experiência)
  • Tropifagia – Comendo o País Tropical – Thiago Pondé (Relato de experiência)

Sala 2 | Sessão 2 – Música, Cultura Digital e Inovação

Coord.: Leonardo Brum

  • Protótipo de Sintetizador de Voz Cantada – Leonardo Araujo Zoehler Brum (Trabalho técnico)
  • Considerações sobre o impacto da latência na performance musical remota – Julian Jaramillo Arango (Artigo científico)
  • Música de game clássica e moderna – Daniel Noronha (Comunicação livre)

Sala 4 | Sessão 3 – Transversalidades / Música e Cultura Digital

Coord.: Andre Stangl

  • A convergência reticular da cultura – Andre Stangl (Artigo científico)
  • A exploração da música no contexto jornalístico – Josiane Nascimento (Artigo científico)
  • Cultura DJ: o que é e como estudá-la – Ramiro Galas (Artigo científico)

Sala 5 | Mesa 1 - A cidade, o imaginário urbano e a canção brasileira – concepção, produção e recepção na era digital

Coord.: Francisco Antônio Zorzo

  • Francisco Antônio Zorzo (UFBA)
  • Paulo Soares Neto (UNEB)
  • Josemar da Silva Martins (UNEB)
  • Fabrício do Santos Mota (IFBA)
  • Rodrigo Araújo (IFBA)
ICBA | 15h30 às 17h

Sala 1 | Sessão 4 – Transversalidades

Coord.: Andrigo de Lázaro Casé

  • O Devir Sonoro do Sertão no Cinema Novo Brasileiro – Andrigo de Lázaro Casé (Artigo científico)
  • Riso, desespero, exílio e loucura: a canção popular brasileira em “Terra Estrangeira” e “Durval Discos”- Geórgia C. C. S. Santana (Artigo científico)
  • Oficinas de Arte Interativa da Exposição “Toque para Mover Sentidos” (Escola Oi Kabum! Salvador) – Fernando Krum (Relato de experiência)

Sala 2 | Sessão 5 - Transversalidades / Música e Cultura Digital

Coord.: Rozane Suzart

  • Videoclipe nas Escolas – Josias Pereira (Comunicação livre)
  • Rádio Web Tô Pirando – Estratégias virtuais e possibilidades pedagógicas no uso da música no espaço escolar – Maria Esperança de Paula (Relato de experiência)
  • Ludimídia – Laboratório de Arte, Mídia e Educação – Rozane Suzart (Relato de experiência)
  • Uso de plataformas educativas para o ensino de música em escolas públicas – Sérgio Oscar (Relato de experiência)

Sala 4 | Sessão 6 - Música e Cultura Digital / Transversalidades

Coord.: Marilda Santanna

  • Tradições musicais e novas sociabilidades: O samba do Vai de Virá – Marilda Santanna (Comunicação livre)
  • A arte de plantar em “Solo Pedregoso”: Experiências de produção em um ambiente de pouca diversidade musical – Irará – Bahia – Roberto Martins (Relato de experiência)
  • Batuque ROS Tuva – Ronaldo Oliveira Silva (Trabalho técnico)
  • Aplicativos para tablet Cantigas de Infância – Christiana Fausto (Relato de experiência)

Sala 5 | Mesa 2 - Reconfigurações da Música Pop na Cultura Digital

Coord.: Thiago Soares

  • Thiago Soares (UFPB)
  • Allan Mangabeira (UFPB)
  • Eduardo Dias (UFPE)
  • Camila Monteiro (Unisinos)
  • Ariadne Mustafá (Unisinos)
ICBA | 13h30 às 15h

Sala 1 | Sessão 7 – Música e Cultura Digital

Coord.: Frederico Angelo

  • O alto falante que anuncia boas novas – Frederico Augusto S. Angelo (Artigo científico)
  • TV e Música: do analógico ao digital – Milene Moura Sampaio (Artigo científico)
  • Notas sobre o lyric video: apontamentos iniciais sobre consumo e linguagem na cultura digital – Carlos Eduardo Dias (Artigo científico)
  • Rádio-laboratório do analógico ao digital – Maurício Tavares (relato de experiência)

Sala 2 | Mesa 3 – O Futuro do Music Business

Coord.: Monyca Motta

  • Monyca Britto Canella Motta
  • Bruno Vieira (Rdio)
  • Vania Abreu (Selo e Páginas do Mar)

Sala 4 | Mesa 4 – Laboratório de Robótica Pedagógica Livre: possibilidades disruptivas de aprendizagem tecnológica

Coord.: Patrícia Nicolau Magris

  • Patrícia Nicolau Magris
  • Lorena Bárbara Rocha Ribeiro
  • Danilo Rodrigues César

Sala 5 | Mesa 5 – Experiências, valores e sociabilidades musicais na cultura digital

Coord.: Jorge Cardoso Filho

  • Jorge Cardoso Filho (UFRB/UFBA)
  • Claudio Manoel Duarte (UFRB)
  • Hellen Barbosa (UNEB)
  • Nyere Carvalho (UFBA)
ICBA | 15h às 16h

Sala 1 | Sessão 8 - Música, Cultura Digital e Inovação

Coord.: Antonio Milton Almeida

  • Sistema de ensino musical e-SOM – Jobert Gaigher (Comunicação livre)
  • ƒilosonias – Felipe Ribeiro (Relato de experiência)
  • Hermenêutica e Poética – Antonio Milton Almeida (Comunicação livre)

Sala 2 | Sessão 9 – Música e Cultura Digital

Coord.: Thiago Soares

  • O grão da voz digital – Thiago Soares (Artigo científico)
  • Composição e Intersemiose na Criação de Música com Diferentes Suportes Tecnológicos – Daniel Quaranta (Artigo científico)

Sala 4 | Sessão 10 – Música, Cultura Digital e Inovação / Transversalidades

Coord.: Pedro Silva

  • Estudo de caso “The Wilderness Downtown”: potencialidades do HTML5 para a construção de videoclipes interativos – Pedro Silva (Artigo científico)
  • Processing.js + HTML5 = Arte na web com Javascript – Lucas Santos (Trabalho técnico)
  • Agenciamento semiótico como dispositivo de produção de sentidos: o blues no Grooveshark – Natália Cortez (Artigo científico)

Sala 5 | Mesa 6 – Computação Musical e Sonologia – Debates e transversalidades

Coord.: Cristiano Figueiró

  • Cristiano Figueiró
  • Pedro Dias
  • Giuliano Obici
ICBA | 13h30 às 15h

Sala 1 | Sessão 11 – Transversalidades / Direitos Autorais, Música e Cultura Digital

Coord.: Camila Farias

  • Cultura e Comunicação: o caso Fora do Eixo – Camila Farias (Artigo científico)
  • Novas possibilidades à margem: tecnologia, direito autoral e faça-você-mesmo na cena Straightedge -Jhessica Reia (Artigo científico)
  • Central Pública do Samba – Erik Oliveira (Trabalho técnico)
  • #ComboIO – Flávio Assis (Relato de experiência)

Sala 2 | Sessão 12 – Direitos Autorais, Música e Cultura Digital

Coord.: Tatiana Lima

  • O acesso à cultura e os direitos de autor na obra musical – Giovanna Almeida Gomez (Artigo científico)
  • Compartilhamento X Remuneração da música: conflitos e alternativas para a regularização da troca de arquivos – Tatiana Rodrigues Lima (Artigo científico)
  • Copyfight – Cultura Livre e Pirataria – Adriano Belisário (Comunicação livre)

Cine-Teatro | Mesa 7 – TV Digital

Coord.: José Araripe Jr.

  • Hugo Brito (TV Bahia)
  • José Araripe Jr. (TVE)
  • Salvador Counag (TVE)

Sala 4 | Sessão 13 – Música e Cultura Digital

Coord.: Ivana Vivas

  • O mercado da música independente baiana nos anos 1990 – Os modos de produção para a auto-gestão da carreira – Ivana Vivas da Cruz de Oliveira (Artigo científico)
  • As comunidades virtuais e a produção do capital social: uma análise sobre a comunidade Lollapalooza Brasil – Samira Nogueira (Artigo científico)
  • Marulho Trans-oceânico: performance musical entre dois continentes – Alexandre Sperandéo Fenerich (Artigo científico)

Sala 5 | Sessão 14 – Transversalidades

Coord.: Danillo Barata

  • O processo de montagem videográfico do espetáculo multimidiático “Poesia é risco” – Pedro Silva (Artigo científico)
  • Tangram: concepção e aplicação de um projeto audiovisual – Carolina Borges Ferreira (Artigo científico)
  • Corpo-imagem – Danillo Barata (Artigo científico)
  • A música segundo Nelson – Marise Berta (Artigo científico)
ICBA | 15h às 16h

Sala 5 | Sessão 15 – Transversalidades / Música e Cultura Digital

Coord.: Karla Brunet

  • Sensorium Sensorium: do mar para o rio. Arte tecnológica e o meio ambiente – Karla Brunet (Relato de experiência)
  • Relato da Instalação Sonora “Opus X, para teclado de objetos sonoros” – Marina Mapurunga Ferreira (Relato de experiência)
  • Retrato Sonoro – Leonardo Aldrovandi (Relato de experiência)