Música e Cultura Digital

Palestrantes 2013

Nome fundamental da cultura brasileira nas últimas décadas, GILBERTO GIL transcende o segmento musical. Pensador inquieto, Gil esteve à frente do Ministério da Cultura entre 2003 e 2008, sendo o principal articulador de políticas públicas para a Cultura Digital no governo federal. Recentemente, ele circulou com uma turnê de comemoração dos seus 70 anos (“Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo”), passando por palcos dos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Canadá. No Dia de Natal, Gil tocou com Stevie Wonder no Rio de Janeiro e já prepara material novo para 2013. A exemplo de 2012, Gil irá participar do Digitalia, que será realizado entre 1 e 5 de fevereiro de 2013.
JON PARELES é Chefe de Crítica de Música Pop do jornal New York Times (EUA). É um dos críticos mais respeitados do segmento musical, possui graduação em música pela Universidade de Yale e toca piano e flauta. Seus textos são considerados por muitos como os mais elaborados e eloquentes no âmbito da música pop. No Digitalia 2013, Jon Pareles irá discutir as novas formas de acesso à informação musical e o papel da mediação cultural na era digital.
MICHAEL GODDARD é professor da University of Salford (Manchester, Inglaterra) e co-editor do livro “Reverberations: The Philosophy, Aesthetics andPolitics of Noise”, obra de referência dos estudos sobre a dimensão do ruído na música contemporânea. No Digitalia, Michael Goddard vai apresentar a conferência “Reverberations, Resonances and Glitch: Technologised Music from the Perspective of Noise”, com tradução simultânea. Confira a programação!
XAVIER SERRA é Doutor em Tecnologia Musical pela Stanford University (EUA) e professor da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), onde lidera o Music Technologya Group. Seu trabalho tem recebido destaque internacional, conjugando aspectos culturais e tecnológicos nas investigações. Sua conferência no Digitalia (com tradução simultânea) terá como tema as “Tecnologías de la Información y las Músicas del Mundo”, baseada no seu projeto”Compmusic”, agraciado pelo European Research Council.
EMICIDA e Banda (completa) foram confirmados para o #Digitalia2013. O artista também convida Rael da Rima para o show e faz desconferência no Digitalia. Autogestao da carreira, “faça você mesmo” e iniciativa são termos sempre associados a Emicida. Ele participaou de vários festivais, a exemplo do Coachella, Sónar, Black2Black e Montreux. Emicida se apresenta no dia 5 de fevereiro, na Concha Acústica do Teatro castro Alves. Os ingressos para o show serão trocados por livros. Aguarde mais informações!
O coletivo “ORIGINAL OLINDA STYLE” vai se apresentar no Digitalia, no dia 5 de fevereiro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Os grupos Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda tocam, simultaneamente, no palco da Concha, mostrando porque o Original Olinada Style é uma das mais celebradas atrações da diversa cena musical de Pernambuco. Os ingressos para o show serão trocados por livros. Aguarde mais informações!
CHRIS KASKIE  é Presidente do Pitchfork Media, entidade proprietária do blog www.pitchfork.com. Com cerca de 40 milhões de page views por mês e mais de 4 milhões de leitores, o Pitchfork é um dos veículos online dedicados à música mais acessados do mundo, tendo estabelecido sua reputação a partir do segmento indie, mas com alcance de público nos mais diversos gêneros musicais atualmente. A Pitchfork TV e o Pitchfork Festival (realizado em Chicago e Paris) demonstram a popularidade do site. No Digitalia 2013, Chris Kaskie irá discorrer a respeito da emergência de novos intelocutores no universo da música por meio das redes digitais, especialmente dos blogs de música.

AGUARDE AS ATUALIZAÇÕES!