Eixos Temáticos e Modalidades
Aspectos gerais relacionados à música online: evolução, estado da arte, análise teórica, estudos de caso, processos de sociabilidade, reconfigurações da cadeia de produção musical e da indústria fonográfica.
Modalidades:
Artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
Elementos econômicos relacionados a produção, consumo, colaboração, formas de remuneração e modelos de organização da música online.
Modalidades:
Artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
Implicações legais da música online e modalidades de flexibilização dos direitos autorais no novo contexto sócio-tecnológico.
Modalidades: artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
Análise de processos, sistemas e tecnologias emergentes orientados à música online.
Modalidades: artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
Processos e linguagens transversais à música online: música e imagem, DJ’ing, VJ’ing, moda, games, gênero, juventude, performatividade, políticas, tecnologias disruptivas etc.
Modalidades: artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
As formas emergentes de mobilização política, “artivismo” e transformação social.
Modalidades: artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
A dimensão pública de processos culturais, conteúdos livres e abertos.
Modalidades: artigo científico; mesa temática; workshop; comunicação livre; relato de experiência; performance e apresentação artística; encontro de rede.
Normas e Inscrições
Artigo Científico
Para apresentação de artigo científico, o proponente (ou autor principal) deverá enviar o RESUMO até o dia 05.11.18 e, caso este seja aprovado, sua VERSÃO FINAL até 20.12.18. O tempo de apresentação será de 15 minutos, cada, para posterior debate, sob controle da mediação de mesa.
Mesa Temática
O proponente deverá apresentar minuta de temário através de formulário on line onde constarão: título/subtítulo do texto; resumo (8 linhas); palavras-chave (3 a 5); breve currículo; contatos (fone/email). A mesa só será constituída – se aprovada pela Comissão Cientifica do evento – se houver participação mínima de 3 pessoas, além do proponente (que atuará como mediador). A minuta do temário deve dialogar com uma das linhas de pesquisa do evento. A apresentação dura 15 minutos, cada, para posterior debate, sob controle da mediação de mesa. Cada mesa temática poderá ter mínimo de 3 e máximo de 5 pessoas.
Comunicação Livre / Trabalho técnico / Relato de experiência
Mesas de temas híbridos livres para relatos de experiências e de resultados de trabalhos técnicos e apresentações de temas que dialoguem com o campo das culturas digitais. Inscrição on line com título, descrição, minicurriculo, infra-estrutura necessária.
Encontro de Rede
Reunião aberta de grupos/coletivos culturais focados em culturas digitais para intercâmbio de experiencias. O coletivo deve apresentar tema do encontro, programa e metodologia de participação; palavras-chave (3 a 5); breve currículo do proponente/coletivo; contatos (fone/email) e infra-estrutura necessária para execução da atividade.
Workshop
O proponente inscreve sua proposta (para seleção) através de formulário on line onde constarão: título; programa e metodologia da oficina/workshop/relatos; palavras-chave (3 a 5); breve currículo do proponente; contatos (fone/email) e infra-estrutura necessária para execução da atividade. A diferença entre workshop e oficina demo (demonstrativa) reside no fato de que nessa última o proponente, ao demonstrar o processo de produção/experiência, não exige dos participantes a execução nos processos de produção. Ja no workshop, o DIGITALIA sugere que, além da interação dos participantes, o proponente sugira a criação de algum produto.
Performance e Apresentação Artística
Todas a proposições do Campo Artístico passarão por um processo de seleção da Comissão Artística, levando-se em consideração os aspectos adequação às linhas de pesquisa do evento, clareza e consistência de proposta, inovação e viabilidade de execução técnica. Cada proponente pode se inscrever em até 2 categorias, desde que não o mesmo trabalho.
Apresentações artísticas de até 30 minutos, por proponente individual ou coletivo, no campo das artes cênicas e música. Inscrição on line com título, descrição, minicurriculo do autor, infra-estrutura necessária, duração da apresentação etc.