CHAMADA DE TRABALHOS

EIXOS TEMÁTICOS

Aspectos gerais relacionados à música online: evolução, estado da arte, análise teórica, estudos de caso, processos de sociabilidade, reconfigurações da cadeia de produção musical e da indústria fonográfica.

Elementos econômicos relacionados à produção, consumo, colaboração, formas de remuneração de artistas, modelos de negócios da música online, plataformização, streaming e NFT. Implicações legais da música online e modalidades de flexibilização dos direitos autorais no novo contexto sócio-tecnológico.

Processos criativos com inteligência artificial, suas implicações estéticas, éticas e culturais na música e nas artes em geral.

Apresentação e/ou análise de recursos, dispositivos, sistemas e tecnologias emergentes orientados à música e à cultura. Modelagens inovadoras e disruptivas. A dimensão pública de processos culturais, conteúdos livres e dados abertos.

Artivismo, formas emergentes de mobilização política e transformação social por meio da música e das artes em geral, relacionando aspectos de diversidade, gênero, juventude, acessibilidade, entre outros temas.

Processos e linguagens transversais à música e cultura digital: imagem, literatura, DJ’ing, VJ’ing, moda, games, performatividade e expressões artísticas diversas.

CHAMADA DE TRABALHOS

NORMAS E INSCRIÇÃO

Para apresentar um artigo científico, o autor principal deve enviar o RESUMO. Se o resumo for aceito, a VERSÃO FINAL do artigo deve ser enviada até 20 de setembro de 2024 (uma semana antes do evento). Cada apresentação terá 15 minutos, seguidos por um debate mediado pela mesa. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

O proponente deverá apresentar minuta de temário através de formulário on line onde constarão: título/subtítulo do texto; resumo (8 linhas); palavras-chave (3 a 5); breve currículo; contatos (fone/email). A mesa só será constituída – se aprovada pela Comissão Cientifica do evento – se houver participação mínima de 3 pessoas, além do proponente (que atuará como mediador). A minuta do temário deve dialogar com uma das linhas de pesquisa do evento. A apresentação dura 15 minutos, cada, para posterior debate, sob controle da mediação de mesa. Cada mesa temática poderá ter mínimo de 3 e máximo de 5 pessoas. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

Mesas de temas híbridos livres para relatos de experiências e de resultados de trabalhos técnicos e apresentações de temas que dialoguem com o campo das culturas digitais. Inscrição on line com título, descrição, minicurriculo, infra-estrutura necessária. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

Reunião aberta de grupos/coletivos culturais focados em culturas digitais para intercâmbio de experiencias. O coletivo deve apresentar tema do encontro, programa e metodologia de participação; palavras-chave (3 a 5); breve currículo do proponente/coletivo; contatos (fone/email) e infra-estrutura necessária para execução da atividade. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

O proponente inscreve sua proposta (para seleção) através de formulário on line onde constarão: título; programa e metodologia da oficina/workshop/relatos; palavras-chave (3 a 5); breve currículo do proponente; contatos (fone/email) e infra-estrutura necessária para execução da atividade. A diferença entre workshop e oficina demo (demonstrativa) reside no fato de que nessa última o proponente, ao demonstrar o processo de produção/experiência, não exige dos participantes a execução nos processos de produção. Ja no workshop, o DIGITALIA sugere que, além da interação dos participantes, o proponente sugira a criação de algum produto. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

Todas a proposições do Campo Artístico passarão por um processo de seleção da Comissão Artística, levando-se em consideração os aspectos adequação às linhas de pesquisa do evento, clareza e consistência de proposta, inovação e viabilidade de execução técnica. Cada proponente pode se inscrever em até 2 categorias, desde que não o mesmo trabalho. (Resumo da proposta com até 1000 caracteres)

Apresentações artísticas de até 30 minutos, por proponente individual ou coletivo, no campo das artes cênicas e música. Inscrição on line com título, descrição, minicurriculo do autor, infra-estrutura necessária, duração da apresentação etc.

Submissão

Gratuita

CHAMADA DE TRABALHOS

Proponentes aprovados para o IV Digitalia

Considerando que o Digitalia possui um caráter público, com acesso gratuito a todas as atividades, a organização não oferece passagens e hospedagem aos participantes aprovados na chamada pública.

Aos aprovados na modalidade performance/apresentação artística, a organização oferece estrutura de palco, iluminação e sonorização básicas, não arcando com outros custos.

Serão emitidas cartas de aprovação para que os selecionados solicitem recursos junto às agências de fomento ou instituições de apoio. Solicitar através do email info@digitalia.com.br

As propostas foram avaliadas pela Comissão Científica do evento, conforme adequação aos Eixos Temáticos e Modalidades. Aguarde a divulgação da programação para saber os dias das apresentações.

Proponentes Aprovados para o IV Digitalia (em ordem alfabética)

Nome Da/O Proponente Modalidade de Apresentação Título da proposta (atividade/trabalho)
Adriano Prezi, De Angelis Workshop Remix Coletivo
Alessandra, De Figueredo Porto Artigo Científico “Não acredite no hype!”: uma análise das imbricações entre a cultura hip-hop, midiatização e opinião pública
Alexandre, Espinheira Apresentação artística / performance Cinco peças eletroacústicas mistas
Alexandre, Guena Apresentação artística / performance Marafo Mon Amour (título provisório)
Allyneanhy Gade, Nunes Alves Oliveira Comunicação livre Turismo Tecnológico: Carnaval Digital como experiência imersiva
Allyneanhy Gade, Nunes Alves Oliveira Comunicação livre Projetos interdisciplinares para produção de conteúdo artísticos em mídias sociais
Allyneanhy Gade, Nunes Alves Oliveira Comunicação livre Interseção entre Arte Baiana, Educação e Tecnologia
Ana Paula Da Silva, Benítez Artigo Científico A cena-sonora de Dominique Abel e Fiona Gordon: análise de uma cena do filme Perdidos em Paris
Ana Paula Da Silva, Benítez Artigo Científico Maya Deren: Uma Mulher Em Movimento, Na Frente E Atrás Da Câmera
Ana Paula Da Silva, Benítez Apresentação artística / performance Amarras
Anderson, Santos Apresentação artística / performance Yorubaiano
Anderson, Santos Workshop Oficina básica: DJING
André Luis, Carrilho Nucci Artigo Científico A fabulação especulativa enquanto método: um ensaio sobre midiatilização, gênero e literatura
Andre, L.R. Mendes Apresentação artística / performance Pocket Show do cantautor andre L.R. mendes
Andre, Stangl Workshop Coescrita com Inteligência Artificial na Literatura
Andrea, May Apresentação artística / performance Cibercamuflagem
Andrei, De Oliveira Apresentação artística / performance Duo Bruklin
Ariane, De Souza Stolfi Apresentação artística / performance Noise Symphhony
Ariane, De Souza Stolfi Artigo Científico Breve história do audio na web
Bernardo, Pereira Guimarães Apresentação artística / performance Música VIsual e Produção Musical | Suzi Jardim e Be Guimaraes
Bruno, Faria Rohde Apresentação artística / performance SUB.URB
Bruno, Faria Rohde Artigo Científico COMEMO-PD – Controle e memória modular para composições e softwares em Pure Data Vanilla
Cleonilton, Souza Relato de experiência Os algoritmos computacionais na boca do Marketing de Conteúdo
Cristiano, Figueiro Apresentação artística / performance Afluentes
Cristiano, Figueiro Apresentação artística / performance LAB_ERÊ
Daniel, Bento Artigo Científico Requiem Dos Compositores? Aspectos Legais E Econômicos Da Ia Na Indústria Musical
Eduardo, Tullio Apresentação artística / performance A timbila de Moçambique e a música eletroacústica
Elinaldo, Nascimento Apresentação artística / performance Trinca de Paz
Eric Dos Santos, Barbosa Apresentação artística / performance <conturbano>
Erivan, Produtos Do Morro Apresentação artística / performance Hip Hop Instrumental
Etevaldo, Santos Cruz Mesa temática (3-5 participantes) CORPO E SENSIBILIDADE: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA, BELEZA DIGITAL E A COMPOSIÇÃO DA APARÊNCIA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Fabio, Cabral Jota Artigo Científico La dona, la reína: Arca na Venezuela a partir das experiências LGBTQIAPN+ enredadas
Fênix, Boa Morte Alves Artigo Científico Toponímia do Beiru: A construção de uma Web TV
Francisco, Alves Junior Artigo Científico Inteligência artificial generativa, criatividade e ética na criação de documentários
Gabriela, Vieira Dos Santos Souza Apresentação artística / performance Show "A noite de SalCity é Delas"
Germano, Estácio Apresentação artística / performance Sankofa - Performance Vírus Carinhoso
Guilherme, Chaves Relato de experiência Cinelab Extremosul
Homero, Chiaraba Mesa temática (3-5 participantes) Inteligência Artificial, Cultura e Justiça: Desafios e Impactos na Era da Desinformação
Isadora, Rodrigues Moreira Da Silva Comunicação livre Música: Distribuição, Direitos Autorais e Oportunidades
Isau Joaquim, Meneses Artigo Científico A Arte A Inclusão E As Tic´s
Isau Joaquim, Meneses Artigo Científico A Música E A Cultura Digital Nos Países Em Vias De Desenvolvimento
José Balbino, Santana Junior Apresentação artística / performance Subgrave Nordestino - Ato I - Conexões
Karla, Brunet Apresentação artística / performance Antartica Tempo
Laura, Sacramento Relato de experiência Galeria Virtual de Arte Performance
Leonardo, Brum Artigo Científico PATRICIA: um sintetizador de canto em tempo real para o português do Brasil
Lucas, Spanholi Apresentação artística / performance Show - Soft Porn e Participações + Workshop de produção de música eletrônica
Luciano Ramos, Lúcio Apresentação artística / performance A música no une
Ludmila, Pimentel Apresentação artística / performance RosaÍON_eletricamentecarregada
Manuel, Nieves Artigo Científico O Diálogo da Champeta Africana: Relações entre Syllart Records e o público do Caribe colombiano no Youtube
Marcus Valerius, Oliveira Artigo Científico Cosmopercepção: Do caos ao digital.
Maria Gabriela, Rodrigues Piñeiro Apresentação artística / performance Sereia Sampleada y a Ópera do Mergulho
Marília, Santos Comunicação livre Música, Inteligência Artificial e Educação: Desafios e Oportunidades para a Educação Musical no Brasil
Marília, Santos Apresentação artística / performance Paisagem de Verão
Mateus, Aragão Apresentação artística / performance Deus é Preto, mãe
Mauro Luis, Aguiar De Abreu Apresentação artística / performance Conexão Bahia Ba$$ 10 Anos
Moisés, Costa Pinto Comunicação livre Redes de Deus: como hiperobjetos digitais (HoD) transformam a sociedade contemporânea com sua onipresença planetária e massiva
Nancy, Viegas Apresentação artística / performance Nancyta SSA 071 XXX
Neila, Kadhí Artigo Científico Música e blockchain: impressões sobre presente e futuros possíveis no mercado da música.
Nelson, Cruz Sacramento Apresentação artística / performance Orin: elos entre passado e futuro
Nelson, Maca Apresentação artística / performance Thank You Exu
Paulo, Pitta Apresentação artística / performance Paulo Pitta Quinteto
Pohema, De Jesus Artigo Científico TV WEB Educativa: Experiências de Desporto no Antigo Quilombo Cabula.
Ramon, Mascarenhas Gonçalves Apresentação artística / performance AURATA.OSME
Ramon, Mascarenhas Gonçalves Apresentação artística / performance Aurata: O Tempo Remodelado Em Torno De Si Mesmo
Rodrigo, De Souza Martins Artigo Científico “Espíritos”: relações entre arte, matemática e IA na criação de visuais para um projeto de música eletrônica
Ronaldo Ros, Ros Comunicação livre Refatorar
Ronaldo, Ros Workshop Orelha De Nego (Enterolobium Contortisiliquum) - Ronaldo Ros
Ronaldo, Ros Mesa temática (3-5 participantes) Orelha De Nego (Enterolobium Contortisiliquum):: Versão Jairo Restrepo - Ronaldo Ros
Samara, Castro Artigo Científico A Imagem de Comunidades Negras e a Governaça do Instagram
Sergio, Sganzerlla Artigo Científico Cantando E Contando O Brasil: Panorama Histórico Político E Social Através Da Música
Silvania Cerqueira, Cerqueira Da Costa Comunicação livre Eleco de malungas
Tasso, Dourado Artigo Científico Uso Das Técnicas De Edição De Vídeos Em Campanhas De Desinformação
Thiago, Machado Sampaio Artigo Científico O uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa como interfaces de (re)criação musical.
Vagné, Lima Apresentação artística / performance ABSTRATA: AMAZÔNICA SIMBIOSES
Yerko, Haupt Artigo Científico Arte Imersiva em Vídeo 360: Um olhar sobre produções na Bahia
Yrlan, Guedes Apresentação artística / performance JAM Online Intercontinental

Consulte os eixos temáticos do evento e as normas de submissão.

Encontrou algum problema? Entre em contato com nossa equipe técnica.

Fale conosco

Sua mensagem será enviada para o e-mail info@digitalia.com.br

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account