CULTURA MUSICAL
PÓS-POPULARIZAÇÃO DA INTERNET NO CENÁRIO CULTURAL BAIANO
2008.1
Trabalho monográfico apresentado como pré- requisito para obtenção do título de Bacharel em História na Universidade Católica de Salvador.
RESUMO
Neste trabalho, faz se um breve estudo sobre a configuração da Indústria Fonográfica, seu surgimento no Brasil, bem como a Reconfiguração da Indústria Fonográfica e do Consumo Musical mediada pelas práticas culturais da Cibercultura. A hipótese aqui apresentada é de que o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, bem como a consolidação de novos modos de compartilhamento, interatividade e consumo musical vêm provocando uma profunda reorganização no mercado fonográfico. Com efeito, a internet alterou o modo de fazer e experimentar a música na sociedade contemporânea, com isso apropriação social das novas tecnologias vem possibilitando, a intervenção nas instâncias sócio- culturais. Através de uma análise sobre essa reconfiguração, discute-se ainda à Cultura Musical no cenário cultural baiano.
Palavras-Chave: indústria fonográfica; novas tecnologias da informação; cibercultura; mercado da música independente; cultura musical; cenário cultural baiano.